Inicio

terça-feira, 15 de abril de 2014

A importância dos carboidratos na alimentação


 
Um dos princípios básicos de uma alimentação saudável é o equilíbrio. E quando falo em equilíbrio, refiro me principalmente a um assunto que todo Nutricionista aprende bem no inicio da faculdade: os macronutrientes.

São eles:

Carboidratos
Proteinas
Lipidios

Esses três macronutrientes são divididos em porcentagens do que deve ser ingerido por dia. Falando especificamente em carboidratos, a porcentagem sugerida é de 55% em média. Considerando que são 3 macronutrientes, e que esse número ultrapassa os 50% está mais do que comprovado que carboidratos são indispensáveis na nossa alimentação. Além disso, eles são considerados as principais fontes alimentares para a produção de energia, fornecem combustível para o cérebro, medula, nervos periféricos e células vermelhas para o sangue.




Então porque tanta gente corta os carboidratos da dieta? Porque acreditam que irão perder peso se cortarem esse nutriente tão importante?
 
Simplesmente porque isso realmente acontece. E a conta é simples: considerando que os carboidratos são o macronutriente com maior porcentagem entre todos, cortá-lo significa que a ingestão não irá acontecer, logo perde-se peso. Porém, essa perda se dará de forma não saudável, pois algo indispensável está sendo tirado.
 
A 'má fama' dos carboidratos acontece também pelo fato de eles serem considerados calóricos. Aqui abro parênteses para caloria e caloria de qualidade. Um exemplo: 1 copo de suco de laranja tem 100 calorias em média, já um 1 copo de coca cola zero tem zero calorias. O suco de laranja, que é rico em carboidratos, possui vitamina C, betacaroteno, potássio, ácido fólico e outros tantos compostos importantes para funcionamento do nosso corpo. Inclusive um estudo recente desmistificou a ideia de que o suco engorda. Os pesquisadores constataram que ele aumenta a saciedade, sendo aliado a dietas de emagrecimento. Já a coca cola zero, alguém sabe apontar o que traz de benefícios ao organismo?
 
Reforço mais uma vez a importância do equilíbrio na alimentação. Sempre dê preferencia aos alimentos integrais, além de proporcionarem saciedade, possuem fibras (em breve farei um post especifico sobre elas). Escolha alimentos que sejam naturais, sem conservantes. Pense sempre no que está colocando para dentro do seu corpo, leve sempre em consideração no beneficio que o alimento traz ao ingeri-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário